Cidade de New Bark 


Ao iniciar o jogo, arrume a hora e os minutos do seu relógio. Você começa no seu quarto. Verifique seu PC, nele há uma opção bem legal para guardar sua cama e um pôster na parede, um mapa, na verdade. Desça as escadas e responda para a sua mãe qual o dia da semana para ganhar dela a PokéGear. Saia da casa, converse com as poucas pessoas e vá ao laboratório do Prof. Elm, onde você deve escolher um Pokémon inicial entre Chikorita, Cyndaquil e Totodile. Esse mesmo laboratório será temporariamente seu Centro Pokémon. Antes de sair, você ganhará uma poção de um assistente de Elm. Então, saia do laboratório. Se quiser, pode incomodar e ser chutado pelo seu rival, ao lado do laboratório. Saia pelo oeste. 


Cidade de Cherrygrove 


Aqui você encontra muitos Pokémon, dependendo do horário, do dia e da versão que você está jogando. Não negue a ajuda de um velho, que será um guia pela cidade. Ao fim da voltinha, você recebe o mapa da 1ª parte do jogo. Ao norte, entre na isolada casa do Mr. Pokémon, onde há mais uma árvore de frutos ao lado, onde estará o conhecido Prof. Oak (ou Carvalho), que entregará a nova Pokédex e um ovo! Ao sair da casa, Prof. Elm telefonará nervoso, pedindo para que volte à Cidade de New Bark. Volte para lá. 


Voltando para New Bark 


No caminho da volta, você será desafiado pela primeira vez por seu rival. Vença e continue até o laboratório de Elm, onde estará a polícia. Ele descreverá o ladrão, alguém de cabelos longos e vermelhos... é seu rival! Ele perguntará o nome dele, que você terá que criar. Elm então pegará seu ovo para examinar. Antes de sair, um auxiliar lhe dará cinco pokébolas. Assim, começa sua jornada: volte para Cherrygrove (se quiser, compre mais pokébolas), e vá para a Cidade de Violet. 


Cidade de Violet 


Aqui você encontra Pokémon como Sentret e Pidgey. Ainda não vá para o Ginásio, fale com as pessoas e entre na Sprout Tower, onde há vários monges para vencer, além de Pokémon selvagens e itens pelo chão. Chegue até o topo e derrote o mestre, para ganhar o HM 05 (Flash). Agora sim, saia da torre, pode ser andando, mas há uma Escape Rope ao lado do mestre que agiliza a saída. Vá ao Ginásio para enfrentar o líder Falkner, que usa um Pidgey L. 7 e um Pidgeotto L. 9. Vença e ganhe a Zephir Badge, além do TM 31. Ao sair do Ginásio, Elm vai telefonar, avisando que um ajudante está esperando no Centro Pokémon para você pegar de volta seu ovo, então vá para lá. É necessário deixar o ovo na equipe e quando você der mil passos ele choca! E não se esqueça: quando ele chocar, e Togepi nascer, vá mostrar ao Prof. Elm, para receber um item que impede de evoluir. Se quiser, entre na Dark Cave, para isso você deve ter equipado o Flash em algum de seus Pokémon. Como à oeste há uma árvore bloqueando a passagem, siga ao sul. Entre em uma das cavernas para montar um quebra-cabeça e formar a imagem do Kabuto. Ao completar, o chão vai se abrir e você vai cair no andar de baixo, onde você não podia entrar antes. Há vários Pokémon estranhos que são o mesmo Pokémon (Unown), capture-o! Então saia e continue ao sul. Entre numa casa para seguir o caminho, cheio de Pokémon e treinadores. Batalhe bastante, pegue a vara de pescar no Centro Pokémon e explore outra caverna, um pouco longa, que dá acesso à Azalea. 


Cidade de Azalea 


Logo ao chegar, você vê um rockets bloqueando uma passagem. Fale com todos na cidade e você vai saber que a Equipe Rocket está cortando os rabos de Slowpoke para vender, você até já deve ter encontrado um cara vendendo isso por um milhão em dinheiro. Entre numa casa para encontrar Kurt, um homem que faz diferentes pokébolas. Ao conversar, ele vai correr da casa para salvar os Slowpoke. Volte para a entrada da cidade e entre na passagem, antes bloqueada por um rocket, que se assustou e fugiu de Kurt. Mas Kurt não consegue se mexer por um probleminha nas costas. Siga caverna adentro e vença todos, para salvar os Slowpoke. Gentetsu ficará feliz e vai voltar para casa, junto com você, onde você receberá a Lure Ball, uma bola especial para capturar Pokémon pescados com sua vara. A grande vantagem é que, próximo dali, há uma árvore de Apricorn, pegue vários e entregue para o homem, que fará diferentes pokébolas, dependendo do tipo do Apricorn! Então, entre no Ginásio e desafie a líder Bugsy, que tem um Metapod e um Kakuna, ambos de L. 14, e um Scyther de L. 16. Vença e ganhe a Hine Badge, além do TM 49. Saia do Ginásio e vá direto ao Centro Pokémon, recarregar seus monstrinhos. Feito isso, vá ao oeste para reecontrar seu rival, numa batalha fácil se você tiver Pokémon fortes e com muitos pontos de experiência. Depois entre na Floresta de Ilex (por uma casa), onde um garoto perdeu o Farfetch'd de seu mestre, e tem medo de entrar na escura floresta. Logo de cara, você encontra o pássaro perdido. Empurre-o até o dono, para e ganhar o HM 01 (Cut). Equipe em algum Pokémon e use numa árvore ao lado para entrar na Rota 34, rumo à Goldenrod. 


Cidade de Goldenrod 


Não entre no Ginásio ainda. Fale com todos dessa enorme cidade. Na entrada da cidade, está o DayCare, com uma nova opção. Além deles treinarem seus Pokémon, se você deixar dois Pokémon de cada sexo, por exemplo: um Pikachu fêmea e um macho, eles podem cruzar! No caso do Pikachu, nasce um Pichu e por aí vai. Para saber se eles estão interessados um no outro, é só ir no quintal da casa. Fora isso, na cidade há um Pokémon Rater, um homem que muda o nome dos seus Pokémon, menos dos que você trocou. Uma novidade é o trem, que leva você rapidamente à outra cidade (reparou no trilho no meio da cidade?) Comece à esquerda, numa torre preta: a Torre de Rádio. Há um homem que faz o Lucky Number Show, onde, se algum Pokémon seu tiver o número de registro da semana, você ganha um prêmio. À direita dele, há uma mulher, que vai fazer um questionário. Ao responder as perguntas corretamente, você ganha um Card para equipar seu Pokégear com um rádio! Para não ficar perdendo tempo, a ordem das respostas é esta: Yes, Yes, No, Yes, No. Você não pode acessar todos os andares da torre, pois uma escada está bloqueada. Não há muito o que fazer por ali, então saia de uma vez... vá para à direita da cidade, onde estará a Bike Shop. o dono dirá que a loja está num local ruim e ninguém está encontrando. Com isso, ele empresta um bicicleta!!! Há também um Shop como o de Celadon, e uma grande novidade é que, aos domingos, uma mulher aparece num andar e analisa seus monstrinhos, podendo até dar TMs! Na passagem subterrânea há treinadores e o Salão de Beleza Pokémon, que deixa seus Pokémon bem felizes. Pegue um Coin Case pelo chão e, quando puder, jogue no Cassino, que agora tem uma máquina nova e mais fácil de ganhar! Recarregue seus Pokémon, e agora sim vá ao Ginásio, desafiar a líder Whitney, que usa um Clefairy de L. 18 e uma Miltank de L. 20. Cuidado com o golpe Rollout da vaquinha, que é bem efetivo. Uma boa opção é usar um Pokémon de Pedra de Level elevado. Ao vencer, ela não dá insígnia e começa a chorar! Tente sair, e uma mulher fala com você. Volte a falar com Whitney e ela entrega sua terceira insígnia: a Plain Badge. Entre em uma casa ao norte da cidade e fale com uma das mulheres para ganhar um Squirtbottle. Vá derrotando os treinadores, há um parque por ali, onde de terças, quintas e sábados há talvez a melhor competição já existente nas versões! Nele, você entra com um só Pokémon e 20 ParkBalls, em busca do inseto mais forte que encontrar! O legal é que, ao capturar um, além de você adicioná-lo à PokéDex, você pode pegar outro inseto (caso seja mais forte) e substituir! O 1º prêmio é a Sun Stone, uma nova pedra de evolução! Há também outros prêmios, como a Berry, prêmio de consolação para os perdedores. Continue ao norte até encontrar um treinador de Voltorb. Vença, fale com ele e continue até achar uma estranha árvore. Aplique o Squirtbottle e ela se revela um raro Pokémon: Sudowoodo! Não deixe escapar, é bom salvar tudo antes. Ao tirá-la do caminho, vá para a direita e receba do homem gordo o TM 08 (Rock Breaker), que funciona como HM. Recarregue seus Pokémon, volte para onde estava a árvore e vá para noroeste, rumo à Ecruteak. Você poderá entrar no Nature Park para descansar e pegar Pokémon, no caminho. 


Cidade de Ecruteak 


Recarregue seus monstrinhos no Centro Pokémon, você vai encontrar Bill, com sua novidade!!! Entre na casa à esquerda do Centro e pegue o Item Finder com o garoto. Depois, entre na Burned Tower, no canto superior esquerdo da cidade, onde há Pokémon selvagens, ótimos para um treinamento. Só treine, não toque em NADA, para voltar aqui depois. Quando estiver preparado, vá para o Ginásio, enfrentar o líder Morty. Ele usa um Gastly, dois Haunter e um Gengar, todos acima do L. 22. Ao vencer, leve a Fog Badge e o TM 30. Já feito isso, entre numa casa onde há várias dançarinas, que usam Eevee e suas evoluções. Vença todas elas e depois fale com um homem na "platéia" para ganhar o HM 03 (Surf). Agora, volte à Burned Tower ao noroeste da cidade, onde está seu rival. Quebre as pedras usando o TM 08 e ande até cair num buraco. Chegue a um lugar onde três Pokémon irão fugir. São Entei (vermelho), Raikou (amarelado) e Suicune (azul), os três cães lendários! Eles irão para outro lugar do mapa, então fique de olho, porque são únicos e ótimos para se ter em uma equipe! Outro templo à leste possuirá Ho-oh assim que estiver habilitado. Vá para baixo, suba as escadas e saia do templo. Siga à oeste para Olivine. Você pode passar no inútil Miltank Farm, onde a única coisa a fazer é curar uma Miltank com 8 a 10 Berries para ganhar da mãe um TM e comprar leite. Entre em Olivine. 


Cidade de Olivine 


O Ginásio está vazio, então suba ao topo do farol para encontrar a líder Jasmine, cujo Pokémon está doente. Sem nada a fazer, saia e vá até a casa à noroeste da cidade para ganhar o HM 04 (Strenght), de um marinheiro. Use o Surf na parte de baixo da praia. Atravesse a Rota 40 para chegar à Cianwood. 


Cidade de Cianwood 


Vá direto ao Ginásio e enfrente o líder Chuck, que usa um Primeape de L. 27 e um Poliwrath de L. 30. Vença para ganhar a Storm Badge e o TM 01. Agora saia e fale com a mulher fora do Ginásio para ganhar o HM 02 (Fly). Aproveite e vá no estúdio, onde o homem poderá tirar uma foto de um Pokémon seu e, caso você tenha a Game Boy Printer, pode imprimi-la. Por último, entre na última casa na parte de baixo da cidade para receber um remédio de um homem.Agora, com o medicamento, volte para Olivine. 


Voltando para Olivine 


Fale com a líder, novamente no farol. O Pokémon dela será curado com o remédio que você recebeu e Jasmine sairá do farol. Entre no Ginásio para enfrentá-la. Jasmine usa dois Magnemite de L. 30 e um Steelix de L. 35. Vença e receba a Mineral Badge, junto com o TM 24. Use o Fly e volte para Ecruteak. Chegando, vá ao leste e entre numa caverna usando o Flash, ou use o Surf, para chegar ao seu destino: Mahogany. 


Cidade de Mahogany 


A cidade está bloqueada pelos rockets, e o Ginásio, bloqueado. Então, vá para norte e entre num lago usando o Surf. Lá você econtrará um Gyarados vermelho, um tanto especial. Não deixe escapar, capture-o! Ao sair, fale com Lance, que está vendo um cartaz, para ele sumir. Volte à cidade e, numa das casas, estará Lance, que mostrará o caminho para o quartel rocket. Entre no QG, derrote o pesquisador e examine o PC para apertar um botão. No próximo andar, Lance recarregará seus Pokémon. Derrote os rockets, para ganhar um código, que abre a porta trancada. Entre na sala do chefe e vença de novo. Fale com o pássaro e desça até a sala com uma grande máquina atrás do portão. Derrote mais rockets com a ajuda de Lance, e enfim entre na sala de geração. Vença três Electrode, enquanto Lance vence outros três. Se quiser, pode capturá-los. Como recompensa, Lance entregará o HM 06 (Whirlpool). Finalmente, vá enfrentar o líder Pryce, que usa um Seel de L. 27, um Dewgong de L. 29 e um Piloswine de L. 31. Vença e ganhe a Glacier Badge, além do TM 16. Você receberá uma ligação de Elm, pedindo que volte para Goldenrod, onde a Torre de Rádio foi dominada pela Equipe Rocket. Não perca tempo e voe para lá. 


Voltando para Goldenrod 


Entre na torre de rádio, vença os rockets e ignore um portão num dos andares. Derrote o chefe no topo para ganhar a chave que dá acesso à base subterrânea. Saia da torre e, ao norte, entre numa casa com passagem subterrânea. No corredor, há um estreito caminho à direita, onde ao fim está uma porta. Aperte A para abrir com a chave, e você terá que enfrentar seu rival. Então, vença mais três rockets e aperte os botões azuis na parede para abrir as portas, na seguinte ordem: 3, 2 e 1. Pegue o Card Key com o homem de chapéu. Suba as escadas para chegar no 1º andar do Shop. Saia e vá novamente à Torre de Rádio, agora você pode abrir o portão, antes fechado. O verdadeiro líder da operação está ali, pronto para uma batalha. Se vencer, você leva uma pena especial, que depende da versão: Rainbow Wing ou Silver Wing, obrigatórios para ter os pássaros lendários (Ho-oh e Lugia). Voe de volta para para Mahogany e vá a leste, rumo à Blackthorn. Você passará por uma caverna com vários itens no chão. Um é o HM 07(Waterfall), não deixe de pegar! Use o Strenght para empurrar as pedras nos buracos, e caia por algum, para deslizar até o centro do gelo. Pegue o item e suba a escada... É Blackthorn! 


Cidade de Blackthorn 


Vá ao Ginásio levando um Pokémon equipado com o Strenght, para empurrar as pedras nos buracos e poder chegar à líder Clair, que usa três Dragonair de L. 37 cada e um Kingdra de L. 40. Ao vencer, ela dirá que não tem a insígnia! Saia e use o Surf para chegar à caverna acima do Ginásio. Atravesse o redemoinho usando o Whirlpool e vá para a direita até ver um item, numa "ilha". É uma pokébola especial! Assim que pegá-la, Clair surgirá e entregará a tão esperada Rising Badge, e o TM 24. Finalmente oito insígnias! Saia da caverna para receber uma ligação de Elm. Então, volte para New Bark e receba dele a Masterbola! Em New Bark, vá para a direita e nade no lago para receber um novo mapa de um homem gordo... é um mapa bem familiar: o mapa de Red/Blue!!! Entre numa pequena caverna por ali. Para subir as cachoeiras na caverna, use o Waterfall. Então, saia da caverna e vá nadando pela direita, derrotando treinadores, até chegar em outra caverna, onde estará seu rival. Vença e recarregue seus monstrinhos no Centro Pokémon. Depois, suba num corredor à direita do Centro Pokémon e você chegará na Liga Laranja! 


Na Liga Laranja 


Para vencer o Elite Five, o segredo é ter uma equipe muito bem equilibrada de Pokémon, com vários tipos. Também devem ter muitos pontos de experiência. Recarregue seus Pokémon, e compre os itens que podem ser úteis. Quando estiver preparado, vá ao desafio. 


A primeira batalha: Will, que usa uma perigosa combinação de Pokémon do tipo Gelo e Psíquico. Seus Pokémon são dois Xatu, um Slowpoke, uma Jynx e um Exeggutor. Pokémon de Fogo muito poderosos, como Ho-oh, Rapidash e Typhlosion, são uma boa opção aqui. 


A segunda batalha: Koga, ex-líder em Fuchsia. Ele usa um Ariados, um Muk, um Venomoth, um Crobat e um Forretress. Nos primeiros, golpes de fogo são úteis. Em Muk, um ataque de água é ótimo, e nos outros, basta um forte Pokémon elétrico. 


A terceira batalha: Bruno, que usa um Hitmontop, um Hitmonchan, um Hitmonlee, um Machamp e um Onix. Os lutadores são fracos contra um bom Fly aplicado por um forte Pokémon Voador, mas tome cuidado com o Thunder Punch de Hitmonlee! Em Onix, basta um golpe aquático para nocauteá-lo. 


A quarta batalha: Karen, com uma equipe bem diversificada: Vileplume, Gengar, Murkrow, Umbreon e Houndoom. Use um Pokémon áquatico MUITO forte contra os três últimos, Fly no Vileplume e um Pokémon psíquico contra Gengar. 


A última batalha: Lance, três Dragonites, um Charizard, um Gyarados e um Aerodactyl formam sua poderosa equipe. Um Pokémon de Gelo dá conta dos Dragonites e do Gyarados. Já com Charizard e Aerodactyl, detone com um bom Surf. 


Você venceu a liga! Mas o jogo ainda não acabou, você só está na METADE dele! Você então será transportado para o antigo mundo, e poderá ver os primeiros créditos, além de seus Pokémon vencedores no Hall da Fama... Agora, são mais oito insígnias e ainda mais aventuras! Depois dos créditos, e depois de descansar os dedos (hehehe!), continue o jogo e Elm chamará você para entregar uma entrada para um navio. Pegue-a, voe para Olivine, desça e atravesse uma casa para chegar no navio S.S. Aqua. 


No navio 


Vá para o seu quarto (último à esquerda do corredor, com um marinheiro na frente). Recarregue seus Pokémon usando a cama e mexa no PC. Explore tudo a bordo e derrote os treinadores. Depois, entre no quarto de um homem que diz ter perdido a filha. Saia, desça as escadas e fale com um marinheiro que impede a passagem. Suba novamente e entre no quarto à direita do seu, para vencer um marinheiro que antes não estava lá. Desça as escadas de novo e derrote todos no andar. Então, siga para a sala do capitão, à esquerda, e fale com ele. Na cabine também está a menina perdida do pai. Fale com ela para voltar para o quarto. Ao sair da sala, a viagem termina 


Cidade de Vermilion 


Explore a cidade, fale com as pessoas e vá enfrentar o líder Surge, pela Thunder Badge. Mas tudo mudou, agora Surge tem novos parceiros: um Magneton, um Electabuzz, dois Electrodes, e é claro, Raichu. Um forte Pokémon de Pedra dá conta disso. Após vencer, saia e pegue uma PokéDoll com uma mulher girando, na casa abaixo do Centro Pokémon. Como há um baita Snorlax bloqueando a Diglett Cave, vá para o norte, rumo à Saffron. 


Cidade de Saffron 


A Silph Co. está bloqueada, então não há muito o que fazer por aqui. Enfrente Sabrina no Ginásio, após passar pelo labirinto de teletransportadores. Ela usa um Mr. Mime, um Alakazam e um Espeon. Para se dar bem, procure usar um Pokémon do tipo Noturno, como Murkrow. Ao vencer você conquista a Marsh Badge. Então, saia e vá na casa alinhada ao Shop. Suba ao segundo andar para ganhar o Linear Motorcar Ticket (para mudar do mundo novo para o velho facilmente) e saia pelo leste para chegar em Lavender. 


Cidade de Lavender 


Não há nada a fazer aqui. Saia de Lavender pelo norte e entre no Rock Tunnel com o Flash. Ao sair do outro lado, nade até a usina Power Plant e fale com todos, explore, e tal. Um homem contará que falta um componente na sala de máquinas da usina, e que o mesmo foi roubado pela Equipe Rocket. Ande mais até chegar em Cerulean. 


Cidade de Cerulean 


Faça o mesmo que nas outras cidades: fale com todos, explore tudo, etc... Entre no Ginásio e um rocket esbarrará em você. Não há ninguém lá dentro, então saia e siga a norte para sair de Cerulean. Você reecontrará o rocket que trombou com você na Nugget Bridge. Derrote-o para saber que ele escondeu a peça no Ginásio. Volte lá, entre na piscina no meio do Ginásio e examine o quadrado no canto superior esquerdo para encontrar a peça, roubada da Power Plant. Devolva o item aos donos, para ganhar o TM 07 e receber a permissão para "incrementar" ainda mais sua Pokégear. Antes de prosseguir, volte para Lavender e entre na torre, para receber uma atualização do rádio que você carrega. Feito isso, vá ao antigo farol de Bill, para encontrar Misty. Para a surpresa de todos, ela estará num momento romântico com um garoto!! O garoto vai fugir e Misty voltará resmungando para o Ginásio. Volte também, para enfrentar uma equipe com Golduck, Quagsire, Lapras e Starmie. Vencer não é difícil, bastam Pokémon Elétricos. Ao vencer, você leva a Cascate Badge. Voe para Saffron e saia pelo oeste para chegar em Celadon. 


Cidade de Celadon 


Pra variar, explore toda a cidade e fale com todos. Derrote a líder Erika, que tem Tangela, Vileplume, Victreebel e Bellossom. Um Pokémon de Fogo já dá conta do recado. Ao vencer, leve a Rainbow Badge, além do TM 16. Saia pelo oeste rumo à Fuchsia. Você terá que passar pela Rota 16, onde o acesso é para quem tem bicicleta. É uma zona de ciclismo. 


Cidade de Fuchsia 


Ao explorar a cidade, você perceberá que a Safari Zone infelizmente foi removida. Sem muito o que fazer por aqui, vá ao Ginásio para desafiar a nova líder: Janine, a filha de Koga! Ela usa um Ariados, um Crobat, um Venomoth e dois Weezings. Fortes Pokémon de Grama ou Água são o suficiente para se conquistar a Soul Badge. Agora, use o Fly e volte para Vermilion. 


Voltando para Vermilion 


Encontre o Snorlax (não é nada difícil, hehehe) e coloque o seu rádio na penúltima estação. A música, ao tocar, despertará o Pokémon dorminhoco. Prepare-se para a captura, porque é único no jogo! Ao tirá-lo da passagem, atravesse a Diglett Diglett. Saindo, vá para a esquerda e suba para chegar em Pewter. 


Cidade de Pewter 


Explore a cidade e vá ao Ginásio enfrentar Brock e seus Graveler, Onix, Rhyhorn, Omastar e Kabutops. Golpes do tipo Água e Gelo garantem a vitória e a Boulder Badge! Se quiser, entre na Mt. Moon para vencer seu rival e visitar um campo aberto, além do Shop ao fim do túnel. Recomendo que vá, não só para visitar, mas para fortalecer seus Pokémon. Vá ao sul, para Viridian. 


Cidades de Viridian e Pallet 


MAIS UMA VEZ, explore a cidade e você verá o Ginásio vazio. Então siga ao sul para Pallet, onde você deve falar com o Professor no laboratório. Depois, surfe na água embaixo de Pallet e fale com um homem examinando uma pedra, para que ele vá embora. Vá surfando mais para direita até entrar numa caverna. Na verdade, ela é um Ginásio "camuflado" e o líder é Blaine! Ele usa um Magcargo, um Rapidash e o seu bom e velho amigo Magmar. Bons Pokémon aquáticos dão por encerrada a batalha e garantem a Volcano Badge! Agora, volte para Viridian. 


Voltando para Viridian 


No caminho para Viridian, o Professor diz que o líder da cidade voltou para o Ginásio. Vá desafiá-lo e, para a sua surpresa, você encontra Gary!! Ele é um dos mais difíceis do jogo, talvez pela diversidade em sua equipe. Ele usa um Pidgeot, um Gyarados, um Exeggutor, um Rhydon, um Alakazam e um Arcanine! Um Pokémon de Gelo dá conta dos quatro primeiros, um Noturno vence Alakazam e um de Água derruba o Arcanine. Não confie somente nisso, é bom ter uma boa e diversificada equipe também! Ao vencer, a tão esperada 16ª insígnia chega às suas mãos: a Earth Badge! Ainda não acabou, se aproxima o desafio final. 


Tohjo Falls 


Volte para Pallet e fale com o Professor. Ele falará sobre Tohjo Falls, lugar cheio de Pokémon muito fortes. Volte de novo para Viridian e siga para oeste. Entre numa casa e siga pela esquerda até uma área com Pokémon de L. 40 ou mais, ótima para evoluir e fortalecer seus Pokémon! Já que há um Centro Pokémon ao lado, acessível também com a técnica Fly, não há com o que se preocupar! 


A Batalha Final 


Quando estiver muito fortalecido e confiante, com Pokémon no Level de 80 a 90 ou mais, entre numa caverna por ali. Ande até o fim dela, onde alguém muito especial e bastante citado pelo jogo estará a sua espera... Nada mais nada menos do que Ash Ketchum, consagrado nos anos que se passaram. Ele tem os melhores Pokémon do jogo! São eles: o Pikachu, no L. 81, e Blastoise, Venusaur, Charizard, Snorlax e Espeon, todos esse de L. 77! Um Pokémon de Gelo vence Blastoise e Venusaur. Um de Água extermina Charizard e um de Pedra esmaga Pikachu. Quanto ao Snorlax e ao Espeon, é preciso muita sorte! Snorlax descansa a cada rodada, recuperando a energia, e Espeon tem golpes que esmigalham qualquer Pokémon. Para enfrentá-los, ponha na batalha os Pokémon mais poderosos que você tiver: Lugia, Ho-oh, Mewtwo, Entei, Suicune, Raikou ou qualquer outro! Se você passar por Ash, será o maior Treinador
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